Novo Gama possui unidade de saúde para tratar transtornos mentais

CAPS oferece atendimento clínico psicológico e psiquiátrico, além de outros serviços.

Por em 21/02/2019 às 12:37

A depressão é uma doença grave. Mas, nem sempre recebe a devida atenção das pessoas que estão por perto do doente. Isso por que alguns dos sintomas não são físicos. Uma pessoa deprimida sente-se constantemente triste, para baixo e sem interesse nas tarefas do dia-a-dia.

Os estados depressivos tendem a aumentar expressivamente em situações desafiadoras da experiência humana, tais como as perdas (luto e abandono), mudanças bruscas no formato de vida, desamparo social e familiar, situações de violência e crises socioeconômicas.

São vários os tratamentos possíveis, que incluem medicamentos, uma palavra amiga e atendimento especializado. E você sabia que Novo Gama possui uma unidade de saúde dedicada ao atendimento psicológico?

CAPS – Centro de Atendimento Psicossocial. (Foto: Nilton Bomfim / L1 News)

O CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) é um serviço especializado para tratar transtornos mentais graves e persistentes. A unidade conta com uma equipe multiprofissional que oferece grupos e oficinas terapêuticas, atividades de expressão e arte, atendimento às famílias, procedimentos de busca ativa, visitas domiciliares, atendimento clínico psicológico, atendimento psiquiátrico e interconsulta entre os demais profissionais da rede de saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes são atendidos no CAPS através de demanda espontânea, que deve iniciar prioritariamente na atenção primária (porta de entrada para as demandas em saúde) e por encaminhamento das escolas, Conselho Tutelar, hospitais e demais unidades de saúde.

CAPS é especializado em tratamento de transtornos mentais graves e persistentes. (Foto: Nilton Bomfim / L1 News)

Após a procura pela unidade todo paciente inicia o processo pelo “Acolhimento”, atendimento este que se propõe a avaliar o risco e perfil clínico do paciente para então redirecioná-lo quanto à oferta de atendimento. Casos mais graves são encaminhados para internação e após estabilização do quadro readmitidos para acompanhamento no CAPS.

O “Acolhimento” acontece às quartas e sextas-feiras pela manhã.

O CAPS está localizado no seguinte endereço: quadra 16/17 Área Especial Lunabel 3, Novo Gama/GO.

Unidade oferece grupos e oficinas terapêuticas. (Foto: Nilton Bomfim / L1 News)

Atualização às 20:38.

3 respostas para “Novo Gama possui unidade de saúde para tratar transtornos mentais”

  1. Zélia Calisto de Albuquerque disse:

    qual o valor da consulta

  2. Luciane Felipe de Freitas disse:

    Parabéns,a toda equipe de servidores de novo Gama ,segue agradecimento especial a nossa prefeita Sônia Chaves e a todos os secretários coordenadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *