L1 News
Por em 03/12/2015 às 10:03

Entorno: 84% dos municípios destinam resíduos sólidos de forma inadequada

Situação foi classificada como crítica pelo Ministério Público de Goiás.

Um diagnóstico da situação dos resíduos sólidos nas cidades do Entorno do DF, apontou que 64% dos municípios não possuem Plano Municipal Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos. O relatório apontou ainda, que 84% destinam os resíduos de forma inadequada nos lixões.

Em 64%, a gestão dos resíduos sólidos é do município e em 36%, terceirizada. Em relação aos catadores de materiais recicláveis, ficou constatada a existência de centenas deles fazendo a catação direta. Todos os municípios possuem catadores, atualmente em situação de vulnerabilidade social.

Foto: reprodução

Foto: reprodução

A situação no Entorno foi classificada como crítica pelo Ministério Público de Goiás. Para reverter a situação, o MPGO divulgou algumas ações após reunião em Luziânia. Entre as medidas está: instaurar procedimentos administrativos para exigir a criação dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos, cobrar a criação de pontos de coleta, verificar se há auditorias realizadas e outras.

O diagnóstico foram realizados nos municípios de Alexânia, Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Luziânia, Formosa, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso. Apenas Cidade Ocidental possui aterro licenciado pela Secima.

Com informações do MPGO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *